Quer ser Contactado?

clique aqui
Compreonline
Login
Compre onlineRegiste-se aqui!
itens no carrinho (0)
Viver com bem-estar

Sinta-se Atraente

Home Viver com bem-estar Sinta-se Atraente

Como ter uma pele brilhante

A solução para os seus contratempos!

Não há nada pior do que uma emergência nos cuidados com a beleza sem solução! Todos temos as nossas dicas e truques de beleza, por isso pensei em partilhar alguns dos meus para resolver os contratempos mais comuns…

Lábios macios

Os lábios não têm a camada exterior protetora da pele, designada stratum corneum, tornando-a assim mais suscetível à desidratação e ao aparecimento de escamas. Para obter lábios macios e assegurar que o batom ou gloss mantêm uma aparência impecável, precisa de exfoliar os lábios. A minha primeira técnica é massajar suavemente os lábios com uma escova de dentes molhada, com movimentos circulares. Não é necessário escovar com força; uma exfoliação ligeira para assegurar a remoção da pele mais áspera vai fazer maravilhas. A seguir aplique um bálsamo hidratante para os lábios e fica pronto. Outra opção é preparar um exfoliante para com mel e açúcar granulado (óleo de coco ou azeite também servem). Misture uma pequena quantidade e massaje suavemente nos lábios para fazer a exfoliação, de seguida enxague e hidrate com o bálsamo. Estes pequenos truques resultam sempre.

Remendar a sombra para os olhos ou blush em pó.

Já lhe aconteceu comprar sombra para os olhos, blush ou pó para o rosto e, sem querer, deixá-los cair ao chão? O mais provável é ficar tudo desfeito em pedacinhos, deixando de ser possível a sua utilização. Um amigo meu maquilhador, ensinou-me um truque, e funciona mesmo! Basta juntar uma pequena quantidade de álcool etílico no pó e mexer até criar uma pasta. Espalhe a mistura com uma colher no compartimento original e deixe secar durante a noite. Quando acordar de manhã vai estar como novo!

Definir e realçar

Uma dica fácil e que resulta sempre para a aplicação de blush é o mágico 3. Ajuda a definir a zona das maçãs do rosto e a realçar as características do seu rosto. Após aplicação da base, encha o pincel de rosto com blush. Comece num dos lados do rosto, mesmo acima da têmpora e desenhe um três invertido. O meio do 3 deverá curvar na maçã do rosto, entre a têmpora e o nariz. Desenhe o final do três perto do maxilar e termine mesmo no canto da boca. Repita o processo no outro lado do rosto. A técnica do “3 mágico” resulta porque destaca as zonas do rosto que estão naturalmente expostas ao sol. Se desejar, acrescente um pouco de iluminador nas maçãs do rosto e fica pronto.

Pele hidratada

Se a sua pele não tem aquele brilho jovem e tem uma aparência mais baça do que hidratada, experimente acrescentar um pouco do seu creme hidratante à base do rosto, e aplique normalmente. O hidratante extra vai dar à pele uma aparência naturalmente hidratada. É simples!

Como ter uma pele brilhante em minutos!

A limpeza da pele deve ser o primeiro passo na sua rotina de cuidados pessoais, tanto de manhã como à noite, sendo essencial para manter a pele jovem e brilhante. Os leites de limpeza são fundamentais para remover a sujidade, oleosidade e impurezas da superfície da pele, assim como para retirar a maquilhagem.

Tanto os homens como as mulheres podem beneficiar imenso de uma limpeza facial adequada. Mesmo que a pele pareça limpa, o mais certo é não estar! Impurezas invisíveis, tais como poluição, fumo ou perfume fixam-se à pele e podem causar vários danos desnecessários, caso não sejam devidamente removidas.

Qual leite de limpeza escolher?

Em primeiro lugar, evite sabonetes. Estes são normalmente formulados para o corpo e, contêm ingredientes mais fortes que a maioria dos leites de limpeza faciais, visto que precisam de uma maior capacidade de limpeza. A pele do rosto é mais sensível (e suscetível ao envelhecimento) por isso deixe o sabonete para o corpo, e escolha um leite de limpeza especialmente formulado para a pele delicada do rosto.

Escolher um leite de limpeza adequado à sua pele é muito importante, uma vez que varia consoante o tipo de pele.

  • Pele seca? Opte por um leite de limpeza hidratante, sem sulfatos e que contenha ingredientes como aloé vera, que fornecem propriedades hidratantes fantásticas. Como saber se a pele é seca? Provavelmente a pele terá zonas secas ou escamadas, e/ou uma pele sensível a mudanças de temperaturas extremas. As linhas finas são também mais visíveis na pele seca. A vantagem da pele seca é que tem menos manchas e borbulhas.
  • A pele mais oleosa tem excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz, queixo e bochechas). As pessoas que com pele oleosa têm mais tendência a ter manchas e borbulhas. A boa notícia é que as pessoas com pele oleosa tendem a ter uma aparência um pouco mais jovem, porque as rídulas são menos percetíveis. Procure uma formula sem óleos.

Já tem um bom leite de limpeza para a sua pele? Agora siga estes passos para obter uma pele brilhante…

  1. Antes de limpar a pele, lave as mãos. Assim evita espalhar outras sujidades no rosto.
  2. Lave o rosto apenas com água morna. Nunca use água excessivamente quente ou fria. As temperaturas extremas podem danificar os vasos capilares da pele.
  3. Massaje o leite de limpeza no rosto com movimentos circulares. Massaje bem a pele, não esquecendo incluindo o pescoço e colo. Tenha cuidado ao lavar em torno dos olhos.
  4. Após aplicar o leite de limpeza na pele, enxague o rosto até ficar limpo, de seguida seque a pele com pancadinhas no rosto, usando uma toalha limpa.
  5. Após a limpeza do rosto, aplique um tónico seguido de sérum, creme/gel para os olhos e creme hidratante de dia ou noite para completar o regime diário de cuidados do rosto.
  6. Uma vez por semana, faça uma exfoliação para remover as células mortas da pele, e aplique também uma máscara facial.

por Jacquie Carter, especialista em cuidados de beleza. e Diretora de Nutrição Exterior da Herbalife.

Dicas de beleza para quem vive na cidade

Vive num ambiente urbano? As cidades têm os seus encantos, mas uma das desvantagens pode ser os efeitos da poluição na pele. Seguem-se 7 dicas para lidar com o que eu apelido de “poluição da pele”


O que é a poluição?

A poluição revela-se de diferentes formas: a poluição visível, que pode ser removida da pele com um pano, e a poluição em forma de gás, como o dióxido de azoto, enxofre e monóxido de carbono. Seja o que for a que esteja exposto, todas as formas de poluição impregnam-se na pele, criando uma barreira em nada saudável.

A poluição pode ser responsável pela pele seca, baça, obstrução de poros, algumas reações alérgicas, irritações da pele, sensibilidade, inflamação e envelhecimento precoce, apenas para citar alguns exemplos. Áreas como o rosto, pescoço e mãos são frequentemente as mais afetadas, por estarem regularmente expostas à poluição.

A poluição é proveniente de fontes existentes dentro e fora de casa. Exemplos de poluição interior incluem fumo de tabaco, ácaros, bolor, fuligem de fogões a lenha e lareiras, purificadores de ambiente e sprays químicos (por exemplo, spray de cabelo, polimento de móveis e perfumes), que podem secar e irritar a pele. Para o evitar, melhore a qualidade do ar em geral, permitindo que ar fresco circule pela casa sempre que possível. Arejar a casa vai ajudar a diluir os níveis de poluição, algo que pode ser bastante benéfico para a sua pele. É claro que, se viver numa zona muito poluída, deve tentar manter o ar em sua casa o mais limpo possível.

Poluentes exteriores surgem na forma de fumo, sujidade, poeira, fumo dos escapes de automóveis, óxido nitroso, metais tóxicos, como mercúrio e chumbo, amoníaco, entre outros. Estes poluentes aumentam a quantidade de radicais livres no meio ambiente. Estudos têm demostrado que os radicais livres danificam e provocam o envelhecimento da pele, danificando as células ao longo do tempo através da oxidação.


Como combater os efeitos negativos da poluição na pele:

  1. Lavar e voltar a lavar
  2. O primeiro passo é remover os poluentes e a sujidade da pele através de uma limpeza adequada. Quem vive em áreas altamente poluídas, poderá fazer uma " limpeza dupla".

    Escolha um gel de limpeza sem sulfatos, adequado ao seu tipo de pele e, faça uma limpeza profunda para remover resíduos na derme, como maquilhagem, sujidade, excesso de oleosidade ou químicos que possam ter estado em contacto com a pele. Feita esta primeira limpeza, aconselho a efetuar outra limpeza rápida para garantir a limpeza da pele e a remoção de todas as impurezas. Se os poros estiverem frequentemente obstruídos, é provável que surjam algumas borbulhas na pele. Tome isto como um sinal para limpar a pele ainda melhor.

  3. Livre-se da poluição
  4. Uma exfoliação regular pode ajudar a proteger a pele contra os efeitos negativos que a poluição provoca na pele, como uma tez seca e sem brilho. Um bom exfoliante vai ajudar a limpar os poros em profundidade, removendo a oleosidade e resíduos de sujidade.

  5. Aposte nos antioxidantes
  6. Os antioxidantes ajudam a afastar os danos dos radicais livres e podem contribuir para uma pele com aparência saudável. Pode beneficiar de antioxidantes, quer através do consumo (os mirtilos são uma ótima fonte) ou da aplicação de produtos de cuidados com a pele que os contêm. Procure cremes de limpeza, hidratantes, e séruns com vitaminas C e E, já que estes ajudam a combater a poluição existente nos ambientes urbanos.

  7. Use um bom hidratante
  8. Os cremes hidratantes para além de hidratarem proporcionam apoio antioxidante, ajudando a criar uma barreira de proteção na pele.

  9. Evite as horas de ponta
  10. Nas horas de ponta existem mais carros a circular, se possível, tente proteger a pele evitando as zonas mais poluídas.

  11. Use protector solar
  12. Não há razões para não usar um protetor solar sempre que anda na rua. Mesmo quando o sol não parece estar forte, os raios UV continuam a causar danos na pele.

  13. Mantenha os níveis de hidratação
  14. A água é ótima para o corpo e para a pele. Ao beber mais água, vai permitir à pele manter-se hidratada. Experimente comer fruta fresca com elevado teor de água e que seja rica em antioxidantes. Por exemplo, citrinos, melancia ou maçãs são snacks deliciosos e hidratantes.


É quase impossível evitar a poluição na sua totalidade, mas ao seguir estas dicas conseguirá reduzir alguns dos danos provocados à pele.

Por Jacquie Carter, especialista em beleza e Diretora de Nutrição Exterior na Herbalife

Sobreviver à época de festas deslumbrante!

Este guia para as festas vai ajudá-la a sentir-se deslumbrante e confiante independentemente dos desafios que tem pela frente.

Chegou a altura de celebrar, seja com a família ou em grandes festas! Mas em qualquer festa podem acontecer pequenos acidentes, desastrosos para a sua beleza – desde batom nos dentes, a problemas com o penteado. Felizmente, basta um pouco de preparação para evitar problemas do género. Experimente estas dicas de beleza para os momentos antes, durante e após as festas, para que tenha sempre um aspeto deslumbrante, durante todo o período festivo.


Antes da festa: Prepare a sua bolsa de beleza

Prepare um mini ‘kit festa’, que possa deixar no carro ou na mala de mão, para o de ser necessário. Ao preparar o kit com antecedência, fica com a certeza de que poderá resolver qualquer contratempo de beleza. O meu kit contém:

  • Mini desodorizante - esquecer o desodorizante é algo que já aconteceu a toda a gente e, não é uma experiência que eu queira repetir, por isso este item faz sempre parte do pacote!

  • Escova e pasta de dentes de viagem – Para quando as pastilhas de mentol não são suficientes.

  • Analgésico – Não vai conseguir dançar a noite toda se tiver dores de cabeça! Um analgésico ajuda-a a focar-se no divertimento!

  • Creme de mãos – Para não deixar de hidratar as mãos sempre que termino de lavá-las.

  • Perfume – Uma amostra de perfume é o ideal para refrescar a sua fragrância!

Antes da festa: simplificar para ter sucesso

Quando está com pressa para sair de casa e ir para uma festa, a última coisa que deseja é acrescentar etapas desnecessárias à sua rotina de cuidados pessoais. Seguem-se três dicas simples que a vão ajudar a preparar-se mais depressa:

Rosto: Previna batom nos dentes ao aplicar uma quantidade extra de bálsamo para lábios no centro dos mesmos (em direcção ao interior). Este truque cria uma superfície antiaderente, prevenindo que o batom se fixe nos dentes.

Corpo: Adicione um pouco de óleo ao seu hidratante para obter pernas mais lisas e radiantes. Ao acrescentar apenas uma pequena gota de azeite à sua loção, irá contribuir para adicionar um brilho subtil às pernas, refletindo a luz e afastando assim a atenção de quaisquer manchas, estrias ou veias que possa ter.

Cabelo: Espere que o cabelo seque antes de usar quaisquer produtos (excepto aqueles que se destinam a usar em cabelo húmido), visto que a maioria dos produtos não funcionam com a mesma eficácia em cabelo húmido.


Durante uma festa: Seja criativa

Às vezes acontecem alguns imprevistos que nem o kit de festa consegue resolver. Seguem-se algumas das minhas dicas favoritas para resolver contratempos:

Domine o cabelo mais rebelde com loção para as mãos.Aplique uma pequena quantidade de loção nas mãos e de seguida passe-as pelo cabelo. O peso da loção irá suavizar os cabelos mais rebeldes – certifique-se apenas que não coloca demasiado!!

Alise unhas irregulares com uma caixa de fósforos. A superfície abrasiva da caixa de fósforos é uma boa alternativa à lima de unhas.

Previna mau hálito com um pedaço de limão. Se andou a petiscar e deseja refrescar o hálito e, no caso de não ter uma escova ou rebuçado de mentol à mão, experimente comer uma fatia de limão. O sumo do limão contribui para a produção de saliva, o que vai ajudar a neutralizar o mau hálito.


Após a festa: Controle o rescaldo

ode ter seguido todas as minhas dicas para se manter fresca e deslumbrante durante a festa mas, por vezes, precisa de cuidados para estar no seu melhor no dia seguinte. Lembre-se, dormir o necessário é um componente essencial da beleza. Seguem-se algumas formas para ajudar a reduzir os efeitos de uma noitada:

Olhos inchados: Deite-se e coloque saquetas de chá usadas e frescas em cima dos olhos durante 10 minutos. Se não tiver saquetas de chá, coloque umas colheres no frigorífico na noite anterior e coloque-as depois sobre os olhos. A frescura irá ajudar a reduzir o inchaço e drenar os líquidos acumulados.

Olheiras: Use um corretor de olheiras cremoso para tapar as olheiras. Certifique-se que o corretor é hidratante e suave – a pele por debaixo dos olhos não produz tantos óleos como a restante pele do rosto.

Pele Pálida: Crie um falso brilho, ao aplicar uma leve camada de sombra bronze nos locais onde o sol iria incidir naturalmente, como no topo das bochechas, testa, têmpora, laterais do nariz e queixo. Depois, adicione um blush rosado por cima.


O importante é que se sinta confiante e bonita, por dentro e por fora. Se seguir estas dicas, não haverá contratempos em festas que não seja capaz de resolver. E assim pode-se focar naquilo que mais interessa – divertir-se!

por, Jacquie Carter. Diretora de Nutrição Exterior na Herbalife.

6 regras para uma pele bem cuidada

Em qualquer altura do ano, uma boa pele é sinónimo de confiança. No entanto, manter a pele bem cuidada no inverno pode ser mais complicado, mas ainda assim é possível manter uma aparência perfeita graças a estas 6 dicas.

Quando o frio bate à porta, muitas pessoas começam a notar algumas alterações na pele. O frio e o ar condicionado podem desidratar a pele, por isso é necessário dar resposta a estas alterações através dum regime de cuidados que ajude a mantê-la com um aspeto radiante.

Regra n.º 1 para os Cuidados com a Pele no inverno: Mantenha a hidratação

Com as temperaturas de verão, é natural que automaticamente se beba mais líquidos, mas não deixe de beber água só por que está frio lá fora. Pode não estar a morrer por um copo de água fresca como acontece no verão, mas experimente beber água natural ou uma chávena de chá quente, para se manter hidratado.


Regra n.º 2 para os Cuidados com a Pele no inverno: Cuide dos lábios

Os lábios gretados no inverno são um problema – quando expostos a temperaturas muito baixas, podem causar dor e as fissuras dificultam o uso correto dos cosméticos! Certifique-se de que protege os lábios com um bálsamo hidratante com FPS. Só porque está frio não quer dizer que o sol não queime os lábios, por isso continue a proteger-se.


Regra n.º 3 para os Cuidados com a Pele no inverno: Use protetor solar

Só porque não está calor não quer dizer que os raios UV não estejam presentes, por isso continue a usar o seu protetor solar durante o inverno. Se necessitar de hidratação adicional, procure protetores solares hidratantes ou aplique o protetor solar sobre o creme hidratante que normalmente utiliza.


Regra n.º 4 para os Cuidados com a Pele no inverno: Não se esqueça das mãos

Tal como os lábios, a pele das mãos é delicada e fina e as baixas temperaturas podem resultar em fissuras. Mantenha as mãos sempre hidratadas com um creme de mãos e, aplique várias vezes durante os dias frios. Para ser mais prático, compre um creme de mãos em embalagem pequena, para andar sempre consigo, ou opte por tê-lo no escritório, no carro ou na mala. E não se esqueça das luvas – sempre que for à rua, as luvas ajudam a manter a temperatura e protegem as mãos do frio.


Regra n.º 5 para os Cuidados com a Pele no inverno: Escolha os seus cosméticos de forma sábia

Já reparou que nos meses mais frios a base e os blushes não são tão fáceis de aplicar? Isto acontece porque a pele tem tendência a ficar mais seca durante o inverno, e acaba por criar escamas e manchas. Durante estes meses, opte por utilizar um primário para facilitar a aplicação dos cosméticos. Pode também experimentar um creme com cor, que hidrata ao mesmo tempo que cria uma leve camada na sua pele sem desidratá-la. Quando comprar cosméticos para o inverno, procure fórmulas hidratantes. De um modo geral, os blushes cremosos e as bases líquidas são mais benéficos em termos de hidratação do que os blushes e bases em pó.


Regra n.º 6 para os Cuidados com a Pele no Inverno: Renove os produtos consoante as estações

As necessidades da pele podem mudar drasticamente de estação para estação, em particular se viver num local com grandes alterações de temperatura entre o verão e o inverno (ou entre temperaturas do ar exteriores e interiores devido ao aquecimento central). Só você pode saber o que faz bem à sua pele – se tem normalmente a pele mais seca no inverno do que nas outras estações, por exemplo, deverá renovar as suas fórmulas de hidratação desde os cremes de limpeza até aos cosméticos.

Por Jacquie Carter, especialista de beleza e Diretora de Nutrição Exterior da Herbalife

Ter boa aparência em qualquer idade

A pele vai mudando com o passar dos anos e a sua rotina de cuidados com a pele deve acompanhar essas mudanças! Aqui ficam algumas dicas para ajudar a ter uma ótima aparência, em qualquer idade.

Cuidados com a pele aos 20:

Se ainda não segue uma rotina de cuidados com a pele, agora é a altura de começar! É importante adquirir o hábito de manter uma rotina diária, uma vez que isso vai ajudar a assegurar uma boa aparência ao longo dos anos.

No final da adolescência, as alterações na pele começam a notar-se. A pele continua a ajustar-se durante a fase dos 20 anos, por isso, deve dedicar algum tempo a perceber qual é o seu tipo de pele, e de seguida ajustar o seu regime de beleza em conformidade. Pequenas alterações ao seu estilo de vida também podem ajudar. Fazer noitadas e apanhar muito sol podem afetar a aparência da pele. Use protector solar diariamente. Isto vai ajudar a pele a manter a elasticidade e suavidade. E, apesar de as noitadas serem bastante tentadoras, procure não exagerar, para manter uma boa aparência durante o dia.

Cuidados com a pele aos 30:

É nesta fase que pode começar a notar os primeiros sinais de envelhecimento. A pele começa a perder colagénio e elastina, e as primeiras rídulas podem aparecer. Poderá ser necessário ajustar o regime de beleza para incluir produtos mais hidratantes.

É comum começarem a surgir sinais de envelhecimento na zona de contorno dos olhos. É nesta década que deve passar a incluir mais uma etapa na sua rotina diária para tratar especificamente a zona de contorno dos olhos.

Quer saber uma boa dica para evitar as rugas de expressão? Use óculos de sol grandes! Quanto maiores, melhor. Se as lentes tiverem proteção UVA e UVB terá uma boa parte do rosto protegido do sol. E, outra vantagem, é que reduzem as probabilidades de franzir os olhos. Por isso já sabe, não saia de casa sem os óculos de sol, para ajudar a atrasar o aparecimento de rugas nos olhos.

Cuidados com a pele aos 40:

 

Uma das queixas mais comuns das mulheres com 40 anos é o tom de pele não uniforme. Isto pode ser fruto de muitas horas de exposição solar - o que acaba por resultar no aparecimento das manchas da idade (não se esqueça de continuar a aplicar protector solar). Pode também ser provocado pela gravidez. Em algumas mulheres a gravidez dá origem a um distúrbio na pele denominado melasma. Outras alterações hormonais e a possível entrada na menopausa, podem deixá-la a pensar “onde é que anda a minha pele de aspeto jovem?”

 

Nesta fase, talvez seja aconselhável visitar um dermatologista para obter sugestões ou fazer um possível tratamento para manter uma excelente aparência. Muitas mulheres por volta dos 40 pensam que já têm a rotina de cuidados com a pele perfeitamente definida e, por isso, às vezes é frustrante perceber que pode ser necessário fazer mais ajustes e adaptações. Felizmente, o mais provável é que as alterações sejam pequenas. Bastam uns pequenos ajustes para voltar a ter o controlo absoluto da sua pele.

Cuidados com a pele a partir dos 50:

O elemento essencial nos cuidados com a pele, à medida que envelhece, é a hidratação! Quando chegar aos 50, a pele perde elasticidade e começa a ficar flácida. Apesar de não poder voltar os ponteiros do relógio para trás, pode manter a pele hidratada!

Vale a pena também rever os produtos de cosmética que usa. Se usa o mesmo género de maquilhagem há muitos anos, esta pode ser uma boa altura para mudar de estilo. Muitas mulheres queixam-se que os olhos ficam com um aspecto mais pequeno, por isso, pense bem na maquilhagem que utiliza. Apesar do rímel ser uma ferramenta óptima, talvez não seja má ideia trocar o preto por um tom castanho mais suave e, realçar os olhos de uma forma mais natural.

Não podemos travar o envelhecimento, mas podemos envelhecer lindamente e com estilo. Se a fonte da juventude existe, provavelmente está associada à atitude. Se se sentir bonita, essa confiança transparece – tenha a idade que tiver!

por Jacquie Carter. Diretora de Nutrição Exterior na Herbalife

Como ter uma aparência mais jovem?

Envelhecer é algo que o preocupa?

Conheça três fatores relacionados com o envelhecimento e descubra formas de abrandar a sua evolução. Não podemos parar o relógio, mas podemos desacelerar o processo seguindo um estilo de vida ativo e saudável!


1º Fator: perda de densidade óssea

À medida que envelhecemos os ossos perdem massa, algo que afeta especialmente as mulheres após a menopausa. Com a perda de cálcio e outros minerais, os ossos podem tornar-se quebradiços e mais suscetíveis a fraturas. A perda de densidade óssea pode também provocar alterações na postura, uma vez que a coluna deixa de ter a mesma capacidade de suportar o peso do corpo.

Como combater este fator:
O exercício físico é uma excelente forma de manter uma boa densidade óssea, principalmente se praticar exercício de grande impacto, como caminhar, correr ou saltar. Ao manter as articulações ativas, diminui a probabilidade de perder mobilidade ou de ter dores nas mesmas, fatores normalmente associados à inatividade.


2º Fator: perda de massa muscular

Na comunidade médica a perda de massa muscular, que decorre com o envelhecimento, é denominada ‘sarcopenia’. Acredita-se que a mesma esteja associada a vários fatores, como por exemplo: alimentação, sistema nervoso e hormonas. Com o passar dos anos perdemos força e tonicidade muscular.

Como combater este fator:
Pode ter um papel ativo e fazer algo para abrandar a perda muscular, integrando na sua rotina de treino exercícios de resistência e de peso. Os exercícios de levantamento de pesos vão ajudá-lo a desenvolver massa muscular magra e a manter a força à medida que envelhece.

3º Fator: alterações hormonais

As alterações hormonais são um facto tanto para homens como para mulheres. Estas alterações normalmente estão associadas a um aumento de peso, principalmente na zona abdominal. .

Como combater este fator:
As alterações hormonais podem ser stressantes, daí ser importante encontrar um equilíbrio na sua vida e realizar atividades que aliviem o stress. Praticar ioga, meditação ou simplesmente uma nova atividade pode ajudá-lo a lidar com as alterações hormonais.

por Samantha Clayton, AFAA, ISSA. Diretora de Educação Física da Herbalife.